Curiosidades do mundo contadas por Mago Cigano.
Falamos no programa Casa de Mago Cigano do dia 18/06, sobre a natureza, Covid-19 e as pessoas da cultura Mãori, na Nova Zelândia

Este país que se tornou exemplo de eficiência no combate ao novo Coronavírus.
A Nova Zelândia não fica travada apenas no presente para superar a pandemia, este país já começa a construir um futuro melhor para quando a covid-19 não for mais uma ameaça e para isso o governo neozelandês anunciou uma campanha de reconexão com o mundo a partir de uma análise profunda sobre os valores que realmente devem importar em nossas vidas no pós-coronavírus.
Intitulada A diournii ov wrieflétion (Uma jornada de reflexão), a campanha se baseia principalmente em princípios da cultura Mãori. (povos originários que saíram da Polinésia e chegaram na Nova Zelândia por volta de 1320).
Guerreiros Mãori executam a dança cerimonial Haka.
Donos de uma cultura rica em mitologia e arte, os Mãori representam atualmente 14% da população do país, e os dois pontos mais importantes de tal cultura no qual a campanha foca são os cuidados com a natureza e nossas relações sociais e de afeto entre pessoas.

Tratam-se de aspectos essenciais para tal cultura: kaitia kitanga, que para os Mãori significa proteger e cuidar das pessoas e lugares, manaaki manuhiri, que significa cuidar dos visitantes, e whanaungatanga, que significa tratar às outras pessoas como parte da família
A campanha é baseada principalmente em dois vídeos, nos quais um personagem idoso e outro criança pensando sobre as mudanças advindas da pandemia, e sobre como queremos que o mundo venha a ser.
Uma pausa forçada pode ser um motivo para reflexão sobre o que é mais importante para todos nós. Em tempos de crise, há oportunidades. Um tempo para refletir e redefinir nós mesmos e o mundo em que vivemos. À medida que velhos hábitos se desintegram sob força maior, novos caminhos podem surgir ou podemos simplesmente ser lembrados sobre o que sempre importou”, afirmou Brodie Reid, diretora de marketing do Turismo Nova Zelândia. Com uma população de 5 milhões de pessoas, o país teve 1.154 casos registrados do novo coronavírus, com somente 22 mortes.

Mas o que isso tem a ver com o Brasil? Muita coisa por que num mundo globalizado e em momento de pandemia precisamos olhar para quem está vencendo a pandemia e tirar o melhor dos outros países como exemplo e um bom exemplo que tratamos aqui é o fato deste pais respeitar a cultura e a ancestralidade local, e espiritual. Compartilhando o saber e o compreender a natureza e as pessoas a seu redor.

Vamos imaginar agora que o Brasil respeitasse os ritos espirituais independente do credo de cada um, e aceitasse a cultura espiritual afro-religiosa como aceita a cultura judaico cristã, e que aceitasse também a cultura espiritual cigana como aceita o pentecostalismo? Cada uma dessas se unindo com suas crenças em um único sentimento, o de união e esforços para conquistar juntos um futuro diferente onde a política seria nesse sentido colocada em segundo plano por que os governos iriam olhar para a nossa ancestralidade de uma forma que conseguisse captar uma leitura melhor para o que esta acontecendo no Brasil. Mas não; o que ocorre aqui é que culturas ancestrais brasileiras, patrimônio do nosso povo está sendo vilipendiada politicamente, por que no fundo as pessoas só passam a ter preconceito e intolerância cultural quando recebe de governos que deveriam dar exemplo de aceitação e respeito, mas doam o negacionismo cultural étnico e religioso.

Aquele que sabe sou eu e mais ninguém. Mesmo sendo nosso país um país laico segundo a constituição.
Vale para a reflexão de todos, que talvez ninguém seja dono da verdade, a ponto de olhar para um exemplo como o da Nova Zelândia e ver que não há nada diferente da ancestralidade deles para com a ancestralidade nossa, pois os mãoris praticam seus ritos, respeitando a natureza, fazem suas rezas tal qual nossos índios, tal qual nossos pretos, tal qual nossos ciganos.

Mesmo que em suma a maioria seja cristã, mas o fato é que eles estão vencendo, vencendo pelo respeito a sua diversidade cultural e religiosa .
Um sonho ver um país como o nosso que em geral somos todos sofridos, trabalhadores, felizes com qualquer fim de semana ao lado de amores e amigos mas que não sabemos respeitar e olhar para ancestralidade natural do nosso Brasil com fraternidade.
Somos um país de intolerantes e isso faz com que soframos as consequências por que não se trata de mudar nossa religiosidade mas de aceitar as nossas diferenças sendo brasileiros.
E você sempre confere os temas do Curiosidades do Mundo contadas por Mago Cigano toda quinta feira na web rádio peoniadiamondfm.com e na web rádio Sensorialfm web sempre as 13:00hs.